Blog Comer Sem Culpa

29/12/2012

Feliz 2013 – Que os bons hábitos alimentares possam fazer parte desse novo ano!

Ano Novo, vida nova. Parece que os resultados de qualquer empreendimento que demande esforços e mudanças em nossa vida dependem do nosso preparo para o enfrentamento. Bom começo, ou até recomeço, muitas vezes garante fôlego renovado e maiores chances de alcançarmos nossos objetivos. Por isso mesmo é que muita gente consegue se mobilizar no início do ano. Parar de fumar, começar um programa de atividade física, retomar uma dieta.

Cultivar bons hábitos alimentares pode ser uma de nossas promessas para 2013. À medida que conseguirmos equilibrar lazer, convívio social e os mais agradáveis sabores, com atitudes de cuidado com a saúde e o bem estar, estaremos aptos a cumprir nossas promessas sem sacrificar prazer e felicidade.

Alimentação saudável não é sinônimo de monotonia. Não inclui, necessariamente, alimentos light e diet. Não rouba o sabor da dieta. Não restringe a vida. Trata-se de um estilo de vida, onde novos e mais suaves sabores são descobertos todos os dias. Uma forma de cuidado e carinho consigo.

A rotina deve ser também prazerosa, pois ela é fundamental. Precisamos dela para organizar nossa vida, uma vez que trabalho e alimentação devem ter horários e rotina. Essa, possivelmente, seja uma meta das mais difíceis de serem cumpridas, devido ao fato de que o trabalho passou a utilizar todo o nosso tempo de forma desorganizada e a alimentação passou a um plano secundário, desrespeitando nossos momentos de fome e saciedade.

Promessas nos ajudam a recomeçar e a acreditar na possibilidade de alcançar nossas metas. Que bom se 2013 puder ser assim, cheio de fé e de bons projetos de vida! Nossa alimentação pode encabeçar nossas metas, principalmente porque ela nos dá condições de realizar todo o resto.

Feliz 2013! Estaremos sempre dispostas a começar ou a recomeçar ao lado de vocês, bem como estaremos na torcida, na turma do gargarejo, acreditando que dessa vez teremos sucesso!

Por Citen às 14h47

Ir para UOL Ciência e Saúde

Sobre o blog

Comer corretamente pode parecer uma tarefa impossível nos dias de hoje. O tempo é curto, a ansiedade generalizada e as informações são, muitas vezes, simplistas e tendenciosas, idealizando alguns alimentos e difamando outros. Esquecemos da premissa que, em Nutrição, não existem alimentos ruins, e sim dietas inadequadas. A idéia deste blog é esta - mostrar que a dieta ideal é possível e prazerosa. Juntos, podemos controlar calorias e balancear os nutrientes, respeitando as nossas emoções.

Sobre as autoras

Dra. Ellen Simone Paiva -

Endocrinologista e nutróloga, diretora do Citen (Centro Integrado de Terapia Nutricional). Mestre na área de Nutrição e Diabetes pela USP e especialista em Transtornos Alimentares pela Unifesp. Colunista dos sites Minha Vida, Guia do Bebê e do Blog de Especialistas da Dican.


Dra. Amanda Epifânio Pereira -

Nutricionista, especialista em Nutrição de Doenças Crônicas pelo Hospital Israelita Albert Eistein e em Transtornos Alimentares pela Unifesp.

Histórico